quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Perna de pau e educação infantil

Esse artigo foi escrito originalmente para o informativo da Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo em agosto de 2006 http://www.vivendoeaprendendo.org.br/ . Também reproduzido no site Plenarinho http://www.plenarinho.gov.br/educacao/projetos-pedagogicos/treinamento-de-perna-de-pau-prof-aluizio-augusto .










A proposta do Treinamento de perna de pau & Mitos e Lendas Populares – desenvolvido no 2º bimestre de 2006 no Ciclo IV vespertino – aproximou três universos aparentemente distintos: educação infantil X arte circense X mitos e lendas populares. Desde início do projeto contamos com a participação de crianças, mães/pais e professores reforçando a cooperação e as relações entre os envolvidos. Agora aguardamos a colaboração de todos para o seu desdobramento.
A prática e a valorização da perna de pau como brincadeira e como atividade artística traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento motor e psicossocial das crianças. Na perspectiva do nosso trabalho, ela é fundamental na valorização da arte tradicional popular, no resgate de brinquedos acessíveis às populações de baixa renda e, conseqüentemente, na manutenção e valorização de tradições que fazem parte da cultura brasileira. Todos esses aspectos foram explorados pelas crianças no treinamento.

A nossa diversidade de histórias, canções e brincadeiras, assim como outros aspectos da vida social, variam de região para região carregando traços das culturas e povos que formaram as suas populações. A perna de pau, assim como o tambor e o chocalho, antes de ser um brinquedo era utilizada em rituais entre povos africanos, por exemplo. Entre os índios brasileiros Kamairurás foi constatada a existência de seis brinquedos, sete brincadeiras e quatro jogos onde a habilidade manual nas brincadeiras e jogos é característica marcante. Entre esses jogos encontramos a perna de pau, que é chamada My’yta – construída com madeira e tiras de embira, que servem de apoio para os pés - e também é usada para simular a pegada de aves e outros animais. Há escassas referências bibliográficas sobre a inserção da perna de pau no universo cultural brasileiro, tanto entendida como brincadeira infantil quanto como modalidade circense. A relevância da arte circense como parte da cultura corporal justifica sua presença nas aulas. Apesar disso, ainda são poucos os trabalhos que procuram relacionar o circo e a escola. Assim, a arte circense ainda não ocupa seu espaço devido e também não está presente, de maneira significativa, em nossas escolas.

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