Foto: Aluízio Augusto
Oficina realizada durante o ciclo de reflexões A criança, o brinquedo e a educação, em 01.04.06, na Associação Pró Educação Vivendo e Aprendendo, com a Cia. Riso Ambulante.
Além do traca-traca, montamos outros brinquedos tradicionais como: corrupio, rói-rói e mané gostoso. Nessas oficinas - com duração entre 3 ou 4 horas - os monitores orientam os participantes (crianças e adultos) na tradição do fazer artesanal do brinquedo popular. São utilizados elementos naturais (agave e breu) e reaproveitáveis (madeira).
Vi, o traca, a primeira vez com uma amiga de infância em Belém/PA, próximo ao bairro da Pedreira, lugar onde Mestre Zezito morou entre os anos 1986/87. E também vi algumas formas de montagem que é onde a brincadeira começa.
São muitas as expressões de felicidade após a construção desse fascinante brinquedo e no endereço www.labrinjo.ufc.br/apostilas/artigos/Traca há um manual de construção (Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat) disponibilizado pelo professor Marcos Teodorico P. de Almeida.
Se precisarem de algum auxílio com material entre em contato.
Sucesso!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário